- Quando: 25 de abril de 2024
Há muito tempo que queria ler um <em>retelling</em> mitológico, mas ainda não tinha arriscado em nenhum dos vários livros que surgiram nos últimos anos dentro deste género. Li um <a href="https://asofiaworld.com/2024/03/a-maldicao-de-rosas-diana-pinguicha/"><em>retelling</em> de uma das nossas lendas</a>, mas queria mesmo ir para o lado dos mitos. Curiosamente, num episódio recente do Livra-te, a Rita falou de um conto da Madeline Miller e foi assim que escolhi ler <em>Galatea</em>.
Galatea pega no mito de Pigmalião, um escultor cipriota que esculpiu a estátua daquela que seria a mulher perfeita, Galatea, pela qual acaba por se apaixonar. Para Pigmalião, na ilha onde vivia as mulheres não eram dignas e foi por isso que sentiu necessidade de criar a sua própria mulher. Diz o mito que pediu a Afrodite que tornasse a sua estátua uma mulher real e que ela lhe concebeu esse desejo.
“The color is perfect,” he said, “look.” And he held up the mirror so I could see. “You make the rarest canvas, love.”
<p>Na história que Madeline Miller escolhe contar, Galatea, de quem esperam obediência e humildade, usa a sua beleza para manipulação e o marido internou-a num hospital para a poder controlar. No entanto Galatea quer recuperar a filha, Paphos, e está disposta a tudo para o conseguir.
Para estreia em mitologia, acho que correu muito bem. É um conto que se lê muito bem e que me deu vontade de investir em algo maior. No entanto sinto que para compreender melhor estes retellings convém perceber primeiro em que consiste exatamente o mito ali contado. Posto isto, se de repente começar a falar de mitos e deuses gregos já sabes o que aconteceu.
Título original: Galatea
Título em português: [não existe]
Autora: Madeline Miller
Ano: 2013 (li a edição de 2023)
ainda sem comentários