- Quando: 9 a 12 de abril de 2023
- Avaliação do momento: 4 estrelas
A primeira coisa que me despertou curiosidade em <em>Inquieta</em> foi a capa (que, aliás, fica incrível na versão <em>ebook, </em>a preto e branco). No entanto, confesso que nem a capa me convencia a ler o livro. Não vi muitas opiniões sobre o livro, mas as que vi eram positivas, e, mesmo assim, havia algo que me fazia ficar reticente. Entretanto fui lendo cada vez mais elogios em relação à escrita da Susana Amaro Velho e decidi que era uma boa altura para arriscar e conhecer este livro português.
Esta publicação inclui links de afiliado.
Trigger warning:
saúde mental; aborto; relacionamentos abusivos; famílias de merda.
Não sei quem esteve mais Inquieta: se eu ou se a Julieta.
A sinopse de Inquieta afirma que Julieta parece ter a vida perfeita. Tem 37 anos e, depois de uma relação muito tóxica, é casada com um marido incrível, tem um emprego que adora, a cada é perfeita, mas, quando o livro começa, está numa ponte, prestes a saltar.
Durante a primeira parte do livro, Julieta é a única narradora e parece uma narradora confiável… até deixar de o ser. A certo ponto começamos a questionar-nos sobre se será realmente tudo como ela diz, a questionar o que realmente se passa na mente dela. Ficamos, sem dúvida, inquietos.
À medida que o livro se aproxima do fim da primeira parte o ritmo vai também aumentando e, para mim, foi impossível parar a partir daí. Dá para perceber que há algo que não bate certo, que Julieta talvez não esteja a ser honesta ou real naquilo que partilha. No final, não é só Julieta a questionar-se perante o que aconteceu: eu também fiquei com várias questões para as quais nunca terei resposta.
És várias pessoas numa só. E muitas vezes não sei lidar com todas elas. Eu bem tento, mas não sei.
É um livro que mexe connosco. Fez-me lembrar um bocadinho o Verity, da Colleen Hoover, mas gostei mais de Inquieta. Também é um livro que pode não ser fácil de ler tendo em conta os gatilhos associados, mas deixou-me muito contente por o ter lido e muito curiosa em relação ao resto dos livros da Susana.
Achava que não ia gostar deste livro e, no final, gostei muito. Gostei tanto que estou capaz de o começar a recomendar quando me pedirem sugestões de autores portugueses.
<h2>Outros livros do autor</h2>
<p>A Susana reescreveu um dos seus livros anteriores, <em>Bairro das Cruzes. </em>Esta nova edição já está na minha lista!</p>
<h2>Se gostaste deste, vais gostar de...</h2>
<p><em>Verity, </em>da Colleen Hoover.</p>
<p>No dia 22 de maio celebra-se o Dia do Autor Português. Para assinalar a data, todas as <em>reviews</em> de livros que vão ser publicadas ao longo do mês serão exclusivamente de autores portugueses.</p>
<a href="">mais sobre o livro</a>
<p>Título original: <em>Inquieta</em><br />Autora: Susana Amaro Velho<br />Ano: 2022
Comprar*: Wook
*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão
um comentário
Fico mesmo feliz por teres lido e gostado deste livro *-*
Sou suspeita, mas rendi-me à escrita da Susana com O Bairro das Cruzes e, desde então, quero ler tudo o que ela escrever, porque acho que tem uma forma incrível de construir as suas histórias – e mesmo as personagens.