Este ano não foi muitos, mas pareceu dividir-se em dois. Admito que adiei começar a preparar estas publicações de fim de ano — que adoro — porque sabia que ia haver um confronto entre mim e os sentimentos negativos que ocuparam metade do meu ano. 2024 não foi um ano fácil e chegará a altura de falar sobre isso. No entanto tradição é tradição e, por isso, eis a primeira publicação de fim de ano: os já habituais favoritos do ano. Ao juntá-los dei-me conta de que realmente deixei de ver séries — vi uma e adorei, mas a miúda que acompanhava várias ficou para trás; fui muito ao cinema — muito para mim, claro; o stand up esteve muito presente este ano; o Spotify devia pagar-me pelas horas que lá passo (em vez de ser eu a pagar): 130.036 minutos de música, 21.460 minutos de podcasts. Estão inauguradas as retrospetivas de 2024!
O que vi
Como disse, este ano foi diferente a nível de coisas que vi. Só vi uma série, L’Amica Geniale, a adaptação da tetralogia napolitana da Elena Ferrante, e fiquei muito bem servida. Mas vi três espetáculos de stand up online e fui ao cinema três vezes — numa delas até fui sozinha.

- L’Amica Geniale (4 temporadas)
- Suar do Bigode, o solo da Bumba na Fofinha
- Poor Things
- Bom Partido (2 temporadas)
- Past Lives
Concertos e Espetáculos
Tive a sorte de ver muita coisa ao vivo este ano: desde o Voz de Cama em janeiro até Os Azeitonas em novembro. Fui à Queima ver o Slow J e o Van Zee, vi ao vivo o solo do Luís Franco Bastos, o espetáculo da Joana Marques, Tragédia a la Carte e ainda o novo solo da Bumba na Fofinha e fui a concertos: os GNR em Trancoso, o David Fonseca no Coliseu do Porto, Os Azeitonas no Casino Espinho. Estes foram os favoritos.

- Sombra, o solo da Bumba na Fofinha
- David Fonseca ao vivo no Coliseu do Porto
- Desconfia, o espetáculo da Joana Marques
- Diogo, o solo do Luís Franco-Bastos
- Slow J ao vivo na Queima das Fitas do Porto
The Eras Tour
Não, não me esqueci de incluir a The Eras Tour nos concertos. Acho que, dada a dimensão destes espetáculos e a sorte de ter assistido a dois, mereciam destaque próprio. De Lisboa a Munique, a The Eras Tour é uma memória que guardarei para sempre.

- A primeira vez a ver a intro ao vivo;
- A ovação em que acenderam as luzes em Lisboa;
- A colina iluminada em Munique;
- A Marjorie;
- Ouvir The Way I Loved You em Lisboa e Call It What You Want em Munique;
- Os efeitos do palco vistos das bancadas de Munique.
Podcasts Favoritos
Acredito que teriam sido mais minutos na companhia de podcasts se tivesse sido regular nas caminhadas, mas, ainda assim, é inegável que os podcasts são cada vez mais parte da minha rotina e do meu quotidiano. Este ano, as grandes maratonas ficaram reservadas ao [IN]Pertinente e O Amor é, mas não posso deixar de destacar A Life in Lyrics, onde o Paul McCartney fala da história que cada música sua esconde.

- [IN]Pertinente
- O Amor é
- Terapia de Casal
- McCartney: A Life in Lyrics
Álbuns Favoritos
Este foi um ano tão aleatório musicalmente que nem vou tentar explicá-lo. Ouvi muita coisa boa este ano e houve muitos álbuns que fizeram os meus dias nas mais diversas ocasiões, mas estes… excluindo o primeiro, que saiu no fim de 2023, acho que dá para perceber a multiplicidade de géneros que por aqui passou.

- Afro Fado
- O Próprio
- The Tortured Poets Department
- Astro
- Carta de Alforria
Músicas Favoritas
Este ano decidi criar uma playlist anual para as minhas músicas. Ia guardando aquilo que andava a ouvir mais, as músicas que guardavam algum momento especial ou algumas obsessões passageiras. Apesar de estas 60 músicas resumirem um bocadinho do meu ano não podia deixar de destacar a So High School, que foi a minha música mais ouvida este ano, a Vivo, a Bênção e a The Emptiness Machine, cada uma especial à sua maneira.
Favoritos Aleatórios
Admito que este é o meu segmento favorito — em parte por ser caótico, mas também porque abarca muitos favoritos sem categoria e acaba por mostrar sempre um bocadinho mais do que foi o meu ano.

- Cinco minutos de neve
- Participação no Leituras Partilhadas, da Marisa Vitoriano
- Participação no programa Agora é Que Me Livro, da Rádio Boa Nova
- A francesinha do Brasão
- O transmissor bluetooth para o carro
- O batom MatteTrance Lipstick, da Pat McGrath Labs, na cor Elson
- O nascer do sol visto acima das nuvens
- A cerveja Augustiner
- Brow Definer, da Anastasia Beverly Hills
- O pão de queijo da Comfort Cakes
- Os girassóis no jardim da minha mãe
- O tiramisu incrível do Il Fornaio 178
- Primeira vez a assistir a um jogo no Dragão
- O cappuccino do Esquires Coffee Porto
- O iPhone 16 Pro Max
- Os airpods 4.ª geração


ainda sem comentários