piranesi [susanna clarke]

Piranesi Susanna Clarke
opiniões literárias

Sabes aqueles livros que queres ler porque achas a sinopse intrigante, mas, como achas a sinopse intrigante, vais adiando porque não tens a certeza em relação a ser algo de que vais gostar ou em relação ao nível de compreensão que terás? Foi assim a minha relação com o Piranesi. Queria ler, foi dos meus primeiros livros que adicionei quando comecei a usar o Kobo Plus, mas questionava-me em relação ao conteúdo e às interpretações que seria necessário fazer para conseguir acompanhar este livro da Susanna Clarke. Felizmente, como vem acontecendo com vários livros, foi escolhido como leitura conjunta do Clube do Livra-te e achei que era a altura certa para arriscar. Ainda bem que o fiz.

Piranesi é daqueles livros em que acho que vale a pena arriscar sem saber muito. Ainda assim, posso dizer-te que, neste livro, conhecemos Piranesi, uma personagem peculiar, que regista cuidadosamente em cadernos as particularidades da casa onde vive, com vários salões, milhares de estátuas e marés que inundam por completo as salas. Às terças e sextas-feiras, Piranesi recebe a visita de Outro, que o ajuda no estudo do Grande Conhecimento Secreto. E acho que me fico por aqui no resumo da história.


Talvez seja isso que é estar com outras pessoas. Talvez até pessoas de quem se gosta e admira grandemente nos possam fazer ver o Mundo de formas que preferíamos não ver.


No início, Piranesi pareceu-me um pouco confuso — que raio de trip era aquela? No entanto, apesar de me sentir confusa e de sentir que não percebia o que estava a acontecer, fiquei rapidamente presa à história, cada vez mais investida e agarrada à história que Piranesi estava a construir. Além desta sensação constante de intriga e confusão impossíveis de largar, a escrita é muito bonita e torcemos totalmente para que Piranesi esteja bem, embora nem percebamos inicialmente se ele está mal.

Apesar de defender que é interessante ler o livro sem qualquer conhecimento prévio da narrativa — ou das suas referências —, a verdade é que eu pesquisei algum contexto. Para mim, não estragou a experiência, apenas ajudou a arrumar algumas teorias que estava a criar. Acho, isso sim, que pode ser um bom complemento final ir investigar mais sobre o livro.

No final, achei Piranesi um livro fabuloso, que promove uma excelente reflexão filosófica. É um livro que pode começar por nos deixar à deriva, mas no final nos conquista por completo. Uma bela surpresa.

Título original: Piranesi
Autora: Susanna Clarke
Ano: 2020 (PT: 2021)
Lido entre 3 e 7 de junho de 2025

ainda sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.