Uma das minhas melhores decisões na Feira do Livro do Porto deste ano foi ter um orçamento alargado, que me permitia ter margem de manobra caso quisesse improvisar compras. Tinha uma lista de livros que queria comprar, deitei o olho a livros do dia e ainda consegui comprar outros que não tinha inicialmente previsto. Um desses livros foi Notas sobre o Luto, da Chimamanda Ngozi Adichie.
Em junho de 2020, o pai de Chimamanda, James Nwoye Adichie, morreu subitamente. Numa jornada de luto em plena pandemia, Chimamanda partilha, neste pequeno livro, o impacto desta morte, com pormenores da vida do pai até aos últimos dias, quando, em confinamento, ia mantendo contacto com a família em chamadas de vídeo.
O luto é uma forma cruel de aprendizagem. Aprendemos que a dor de perder alguém pode ser muito dura, cheia de raiva. Aprendemos que as condolências podem afigurar-se-nos completamente ocas. Aprendemos que uma grande parte do luto se prende com a linguagem, com o fracasso da linguagem e a busca de linguagem.
Ao longo da leitura, lembrei-me constantemente de dois outros livros curtos sobre luto: O Meu Pai Voava, da Tânia Ganho, e Morreste-me, do José Luís Peixoto. Todos eles têm o comum de abordar a morte de um pai e todos o fazem de um lugar de amor, numa perda que soa ao leitor muito mais impactante porque quase nos parece uma perda também nossa. Afastei-me muito do lado mais visceral de perda de um pai, porque não será um luto que passarei, mas a perda em si estava bem presente.
Notas Sobre Luto traz, precisamente, pequenas notas, quase como se fossem episódios que vêm à memória da autora, que vão relatando os dias da perda, mas também os dias bonitos, as histórias partilhadas que se espera nunca perder. É um livro tão bonito quanto triste. Aproveitando algo que escrevi quando li o livro da Tânia Ganho, acho que será certamente interpretado de formas muito diferentes de acordo com as vivências de cada um — poderá ser um abraço extra para quem vive o mesmo luto, poderá ser um nó na garganta para quem sabe que um dia viverá este luto ou poderá ser um objeto de afastamento sentimental para quem assim o conseguir interpretar. Para mim foi, acima de tudo, a tentativa de colocar em palavras um turbilhão de sentimentos numa altura em que tudo parece ficar perdido.
Título original: Notes on Grief
Título em português: Notas sobre o Luto
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Ano: 2021
Lido em 13 de setembro de 2025
ainda sem comentários