2025 foi um ano cheio e dá alguma preguiça olhar para tudo o que fez parte deste ano. Honestamente, trata-se mesmo de preguiça: adoro estas publicações, mas dão tanto trabalho que chego a achar que a preguiça vai vencer. Para já, a vitória está na tradição e cá estou para dar início às publicações de fim de ano com os habituais favoritos do ano, com filmes, séries, concertos, espetáculos, álbuns, músicas, podcasts, restaurantes (uma estreia), produtos de beleza e, claro, alguns aleatórios. Vamos a isto?
Filmes, séries e cenas do género
2025 teve um pequeno milagre: fui cinco vezes ao cinema. Para quem nunca foi presença regular no cinema, acho que foi um feito. Apesar de ser algo que até gosto de fazer, ir ao cinema não é algo regular para mim e não acredito que se vá tornar muito mais regular do que isto, até porque não o considero uma prioridade para mim. Gostava, isso sim, de conseguir ir pelo menos duas vezes por ano ao cinema. Além do milagre cinematográfico, este ano voltei a dar algum espaço às séries, não muito espaço, mas algum. Ainda assim, os favoritos do ano nesta categoria têm um concerto, um filme, duas séries e uma série documental.

- Dua Lipa Live From The Royal Albert Hall (talvez encontres no Youtube)
- Filme Ainda Estou Aqui (vi no cinema)
- Temporada 1 de High Potential (vi na Star Life, mas existe em streaming na Disney +)
- As Espias (disponível na RTP Play)
- Taylor Swift: The End of An Era (os episódios estão na Disney + e gostei tanto tanto tanto que quero ver outra vez… sim, ainda ontem terminei)
Concertos e Espetáculos
Na adolescência invejava as pessoas que viviam em Lisboa e podiam ir a todos os concertos que eu só via em reportagens curtas no Telejornal. Sinto que, depois deste ano, a Sofia adolescente teria inveja da Sofia adulta que viu 23 concertos este ano. Este ano vi: Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música | Amália Hoje | Bispo | Capicua | Pedro Sampaio | Carolina de Deus | Richie Campbell | David Fonseca | GNR (duas vezes) | Dillaz (duas vezes) | Miguel Araújo | Luís Severo | Manel Cruz | NAPA | Sérgio Godinho | Silence 4 (duas vezes) | A Garota Não | Capitão Fausto | Dealema | Vizinhos. A escolha é um pouco ingrata, mas acho que não é injusto destacar estes como os concertos do ano.

- Bispo no Coliseu do Porto
- Pedro Sampaio no Super Bock Arena
- Sérgio Godinho na Feira do Livro do Porto
- GNR no Coliseu do Porto
- Silence 4 no Super Bock Arena (noites 1 e 2)
Também foi um ano em que voltei a ir ao teatro, assisti a várias conversas, apresentações de livros e espetáculos ao vivo. Assisti à apresentação dos livros da Mafalda Santos, Rita da Nova e Lénia Rufino, à conversa entre a Maria Isaac, Iris Bravo e Susana Amaro Velho no Torel Book Club, passei uma tarde no LEV a ouvir conversas com o Martim Sousa Tavares, Hugo Gonçalves e Valter Hugo Mãe, Madalena Sá Fernandes na Biblioteca de Matosinhos, Hotel, do Luís Franco Bastos, ao vivo, várias sessões e concertos na Feira do Livro do Porto, FNAC Talks da Capicua e do Manel Cruz… foi um ano cheio de cultura. Em eventos, destaco estes quatro.

- Hugo Gonçalves na Biblioteca de Matosinhos
- Apresentação de Outonecer, livro do Júlio Machado Vaz, no Rivoli
- Volto Já, o solo de stand-up do António Raminhos
- À Primeira Vista, monólogo protagonizado pela Margarida Vila-Nova
Podcasts Favoritos
Admito que sempre que chega o Spotify Wrapped com o número de minutos passados na plataforma fico surpreendida e um pouco orgulhosa por fazer a subscrição valer a pena. Em 2025 o número de minutos passados a ouvir podcastsaumentou e foram, até à data de fim de contagem para o Spotify Wrapped, 24488 minutos. Adorava ter dados exatos, de 1 de janeiro a 31 de dezembro, para me surpreender ainda mais. Além dos habituais, este ano passei a ser ouvinte regular do Sem Barbas na Língua (e até virei apoiante no Patreon) e do Gostosas Também Choram, voltei a alguns podcasts de finanças pessoais que tinha deixado para trás há dois anos, fui seguidora fiel d’O Amor É e do [IN]Pertinente e também deixei outros podcasts para trás. Em 2026, quero ficar totalmente atualizada nos episódios que tenho em falta d’O Amor Ée do [IN]Pertinente. Estes foram os favoritos do ano.

- [IN]Pertinente
- O Amor é
- Homem Temporariamente Só, podcast da Antena 3 sobre Rui Reininho
- Sem Barbas na Língua
Álbuns Favoritos
2026 foi um ano muito variado musicalmente, num ponto que não via para aí desde 2018 ou 2019. Ouvi muita música portuguesa (como se viu pelos concertos), descobri alguns artistas novos, mas também me refugiei naqueles que já me acompanham há algum tempo. Surpreendi-me com o quanto gostei dos trabalhos de artistas como a Bárbara Bandeira e passei muito tempo com álbuns de outros anos. Chegando ao final do ano, não foi óbvio para mim escolher os meus favoritos do ano. Sabia que Bad Bunny e Capicua estavam cá, mas andei a navegar por todos os álbuns deste ano para tentar descobrir que álbuns queria destacar. A decisão final é diversificada, mas acho que é sólida a descrever o ano.

- DeBí TiRaR MáS FOToS, de Bad Bunny
- Um Gelado Antes do Fim do Mundo, de Capicua
- The Art of Loving, de Olivia Dean
- Lusa: ato I, de Bárbara Bandeira
- SABLE, fABLE, de Bon Iver
Músicas Favoritas
Se em álbuns foi difícil, em músicas nem sei como definir o quanto sofri a tentar sentir-me segura daquelas que foram as minhas favoritas do ano. No Spotify, ouvi 111608 minutos, e até podia pôr aqui o top 5 de mais ouvidas, mas acho que todos sabemos que nem sempre são aquelas as músicas que sentimos que marcaram a nossa vida musical nestes meses. No meu caso, sabia que a primeira música que tinha de incluir aqui era a Eldest Daughter, sem ter de pensar duas vezes. O álbum da Capicua também trouxe uma das minhas músicas favoritas do ano, Apartamento, e o regresso dos Dealema foi muito feliz. Além destes, tinha de incluir duas músicas de 2024. O GNX só saiu no fim do ano e, por isso, não cabia naquelas retrospetivas, e o álbum dos Snow Patrol, embora seja de setembro de 2024, acabou por só me atingir completamente quando saiu a Extended Edition e esta All… foi tudo.

- Eldest Daughter, de Taylor Swift
- All, dos Snow Patrol (música de 2024)
- Apartamento, de Capicua
- luther, de Kendrick Lamar feat. SZA (música de 2024)
- Doutros Tempos, de Dealema
Além destas cinco, ao longo do ano foi enchendo a minha própria playlist anual e o resultado está aqui:
Restaurantes Favoritos
Tinha de aproveitar que este ano fui a vários restaurantes para colocar aqui uma categoria nova, até porque pode não se repetir tão cedo. Não incluí as francesinhas, porque voltará a haver uma publicação dedicada a elas, mas, de facto, este ano aproveitei muitos restaurantes nas mais variadas ocasiões. Nos meus destaques está apenas uma repetição, o Il Fornaio, que se arrisca a ser uma visita anual obrigatória para comer o meu tiramisu preferido da cidade. Nos restantes temos sushi, pizza, a sobremesa mais surpreendente do ano e um lugar com aspeto luxuoso, mas que não arruina a carteira.

- Il Fornaio
- Subenshi
- Eatery
- Luzzo
- BAKE Coffee
Produtos de Beleza Favoritos
Não sei como é que a área de beleza nunca teve um segmento só para si nos favoritos do ano, mas finalmente aqui está ele. De todos os produtos novos que testei este ano, destaquei um batom lindão (e infelizmente descontinuado), uma paleta de sombras tão linda que quero viver com ela para sempre, um protetor solar facial e um bálsamo labial hidratante.

- O Batom Melted Matte, da Too Faced (que infelizmente foi descontinuado)
- A paleta de sombras Born This Way, da Too Faced
- O Garnier Ambre Solaire Super UV
- O bálsamo LipFuel, da Kosas
Favoritos Aleatórios
Por fim, aqueles favoritos que não cabem em nenhuma categoria, mas que merecem ser destacados da mesma forma. Este ano são tão aleatórios que vamos de eventos a comida, de tampões para ouvidos a merchandising da Taylor.

- Revelar o meu primeiro rolo de fotografias de adulta
- Os Gouda Rings, do Burger King, que só queria que fossem habituais no menu
- As magnólias do Porto, sempre
- O muffin Nuts & Cream da padaria do Continente
- O São João no Porto
- A Feira do Livro do Porto
- As bolachas marinheiras de Tomate e Orégãos
- Os Loop Dream Earplugs
- O Snow globe The Eras Tour
2015 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024


ainda sem comentários